💌 Meu processo de Geração de Ideias


Olá Reader

Para empreendedores solo que desejam se destacar como Líderes de Pensamento, é essencial manter um fluxo constante de ideias e insights.

E manter esse fluxo enquanto lidamos com a correria do dia a dia ou construímos nossa autoridade pode ser um grande desafio.

Uma habilidade pouco explorada…

Ter ideias sempre à mão para gerar conteúdos bacanas com consistência, é o desejo de muitos empreendedores solo com quem converso.

A habilidade de criar ideias que sejam interessantes e ampliem a visão do nosso público é muito recompensadora, mas pouco aproveitada.

Aprender a gerar ideias e insights continuamente, além de você começar a ter um leque de conteúdos para compartilhar, ainda amplia a sua visão de mercado, fortalece sua autoridade e aumenta a conexão com seu público.

No entanto, o mais comum para empreendedores solo ainda é seguir fórmulas prontas de copywriting, muitas vezes com um tom agressivo e manipulador.

Isso acontece porque não sabemos como e onde buscar inspiração ou como estimular o cérebro para gerar novas ideias para compartilhar.

Em vez de criar maneiras de incentivar a geração de novas ideias e insights, acabamos focando em:

  • Fazer o que outros empreendedores e criadores estão fazendo;
  • Planejar mais do que criar;
  • Acompanhar tendências nas redes sociais;
  • Buscar uma perfeição visual e estética.

Mas por alguns anos tenho aprendido e aplicado formas de estimular minha mente a gerar ideias inovadoras e transformadoras para meu público (você!)

E hoje quero compartilhar um desses métodos, que é super simples e prático, para estimular sua criatividade e garantir que suas ideias estejam sempre em ebulição.

Método #1 para Gerar Ideias como Líder de Pensamento

1 ) Comece pelos tópicos que despertam seu interesse e onde você tem expertise.

Sabe aqueles temas sobre os quais você adora falar?

Eles são o ponto de partida para novas ideias e insights.

Pense nos assuntos pelos quais você já é reconhecido e que gosta de explorar.

No meu caso, os temas são: Marketing, Modelos de Negócio, Empreendedorismo Solo e Liderança de Pensamento.

2 ) Para cada um desses tópicos, liste cinco a sete pontos de vista ou convicções que você considera importantes.

Explore o que você concorda e discorda no mercado, como “o marketing convencional pode ser muito agressivo” ou “empreendedorismo solo precisa de um ritmo mais sustentável.”

Esse exercício ajuda a identificar perspectivas únicas que você pode compartilhar.

3 ) Após fazer sua lista, coloque essas ideias em um espaço visual

Post-its em uma parede, anotações no caderno, ou outro formato que permita uma visão ampla.

O importante é poder visualizar tudo e criar conexões.

4 ) Agrupe as ideias relacionadas e veja onde cada uma se encaixa nos temas principais.

É possível que algumas ideias façam sentido em mais de um tema. Essas podem se tornar subtemas.

Por exemplo, no tema Modelos de Negócio, tenho o subtema “estágios do negócio”, que também é um subtema do tema Marketing, pois o estágio do negócio afeta a estratégia de marketing.

5 ) Com tudo disposto, olhe para os temas e subtemas que listou e busque identificar como eles se conectam.

O slow marketing, por exemplo, se conecta à saúde mental e qualidade de vida, subtemas que abordo no tópico principal empreendedorismo solo.

Crie diagramas ou modelos visuais para mostrar essas conexões – isso ajuda a ver novas ideias que surgem das interseções entre temas.

A intersecção dos temas que você já conhece sempre vai resultar em uma nova maneira de enxergar o problema e a solução que você oferece para seu público, ajudando a manter um fluxo constante de conteúdos baseados na sua própria liderança de pensamento.

Conclusão

Gerar ideias é um processo contínuo e fundamental para a liderança de pensamento.

Para aprender mais 4 métodos de estímulo de criatividade para manter um fluxo constante de insights, considere se inscrever no Curso Elevando Ideias.


O que você achou da News de hoje?

Muito boa | Boa | Mais ou Menos | Ruim | Muito Ruim


Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:

Consultoria Intensiva, onde eu olho todo o seu negócio e crio uma estratégia de slow marketing para ele e entrego um sumário executivo para você entrar em ação.

Mentoria Individual, onde eu pego na sua mão, durante 1 mês e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.

Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.

E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.

Agende um Bate Papo

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader No caminho de crescimento de um negócio autoral, existe um momento que algo se encaixa por dentro. É quando você começa a enxergar com mais clareza o lugar que ocupa e percebe que seu ponto de vista não é mais uma ideia solta: é o que orienta as decisões, as ofertas e a forma como o negócio existe no mundo. Na minha experiência fora das redes ficou cada vez mais claro que a sobrevivência e o crescimento dos negócios autorais, dependerão da capacidade de criar modelos de negócio...

Olá Reader Esses dias li um artigo: What Business Model Are You Running? ou tradução livre "Qual modelo de negócio você tem?" E, para a surpresa de zero pessoas que têm um negócio autoral, era mais um texto listando modelos de negócio com o objetivo de “ajudar” você a se encaixar em algum deles. Mais uma vez me senti pouco representada e percebi o quanto ainda faltam referências para negócios autorais de uma pessoa só.Pensei: está aí mais uma oportunidade de criar algo que ajude outras...

Olá Reader Nas últimas semanas, tenho acompanhado muitos profissionais da área de bem-estar, artes e práticas corporais no Programa Autonomia Digital. Apesar de terem práticas diferentes para oferecer aos clientes, todos têm um propósito em comum: ajudar as pessoas a se reconectarem com o corpo, com o tempo e com o que é essencial para elas. No andamento das aulas, começaram a aparecer as dúvidas sobre como se diferenciar, porque, ao ouvir o outro, todos começaram a sentir que, de certa...