💌 “Porque é legal” é uma forma subestimada de tomar decisões...


Olá Reader

Quantas vezes você se permitiu fazer alguma coisa só porque era legal?
Sem um motivo lógico por trás?

Sou mulher, geração X, capricorniana — a possibilidade de fazer algo só porque “é legal” nunca foi meu forte.
Eu fui criada para precisar de um motivo “pé no chão” para fazer qualquer coisa.

Viajar? Só se for para aprender a história do lugar.
Estudar? Só se for para melhorar o currículo.
Happy hour? Só se for a trabalho, para fazer contatos.

Não foi difícil replicar o mesmo pensamento no meu negócio.

“Quero ter um negócio porque preciso de mais tempo com meus filhos. Porque quero ter flexibilidade e autonomia.”

Tudo justificável. Tudo prático. Tudo certo.

Mas, depois de alguns anos, fui vendo que esse tipo de pensamento lógico e sempre justificável é a receita para uma vida sem muita emoção.

E agora, olhando para onde estamos indo com a inteligência artificial, é exatamente esse tipo de pensamento que elas estão sendo programadas para fazer. 🤨

As IAs analisam dados, seguem padrões, tomam decisões baseadas em objetivos claros e mensuráveis. O que é muito importante!

Mas, se nos prendermos a essa forma de pensar, vamos acabar competindo no mesmo terreno que elas — e vamos perder o que há de mais único em ser humano.

Porque tem uma coisa que as IAs ainda não fazem:

Elas não fazem nada porque elas acham "legal".

Elas não têm uma vontade espontânea, um spark criativo ou uma argumentação sentimental.

Pra mim, isso é um lembrete:

A nossa capacidade de querer fazer algo simplesmente porque achamos interessante, diferente ou legal pra caramba é profundamente humana.

Num mundo onde tanta coisa será automatizada, genérica e baseada em padrões, acredito que o verdadeiro diferencial será justamente aquilo que só você acha legal — e que, por isso, só você vai querer construir daquele jeito.

Talvez aquela sua ideia que parece “sem sentido demais pra ser levada a sério” seja exatamente o que vai te posicionar de forma única.

Por isso, hoje estou aqui para te encorajar a dar mais espaço para essas vontades meio despretensiosas.
São elas que vão dar o pontapé para a inovação, a autenticidade e, muitas vezes, a coragem de fazer diferente — tanto na sua vida quanto no seu negócio.

É assim que tenho guiado meus passos por aqui:

  • Eu criei um curso sobre e-mail marketing com foco em relações reais, não em funis complexos, porque eu acho uma estratégia de email assim é mais legal.
  • Eu voltei a gravar o podcast com monólogos de 15 minutos, sem vídeo, porque eu acho que fazer assim é mais legal.
  • Eu comecei a fazer aula de guitarra e montei uma banda com meus filhos e meu pai porque sempre achei fazer parte de uma banda é muito legal.
  • Eu iniciei o movimento Marketing Fora das Redes porque eu tenho certeza de que tudo fora das redes é muito mais legal!

E vou continuar criando o que eu achar legal — e você que me acompanha por aqui vai sempre ficar sabendo primeiro!

E, cada vez mais, são com essas coisas que quero te ajudar:
Na construção de um negócio autoral, com uma estrutura sustentável, mas também com espaço para o que é leve, criativo e do seu jeito — o seu legal!


Ah, e para você se inspirar, deixo aqui a foto da primeira apresentação da nossa banda:


Se você sente que tem um monte de ideias legais que quer implementar no seu negócio, deixa eu te ajudar!
Não há nada que a gente não possa fazer juntos!

👉 Agende seu bate-papo


No Podcast

EP#11 | Substack, Newsletter, Blog ou Email Marketing. Qual escolher?

Neste episódio vamos esclarecer de vez as diferenças entre blog, newsletter, email marketing e Substack e como cada um pode ser usado para fortalecer sua comunicação e presença digital.

Quer que eu fale sobre um tema específico?

Envie sua sugestão aqui!


O que você achou da News de hoje?

Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:

Consultoria Nexo Digital – Uma consultoria onde analiso sua presença digital, identifico os pontos de desconexão e crio uma caminho estratégico para seus ativos digitais.

Mentoria Negócio Inteligente, onde eu pego na sua mão, durante 2 meses e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.

Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.

E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.

Agende um Bate Papo

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader Autonomia é a palavra que me guia em tantas frentes na minha vida e no meu negócio. Quanto é possível fazer eu mesma e quanto eu realmente preciso de ajuda? Eu sou muito “faça você mesma” e isso tem o lado gostosinho e o lado chatinho. O gostosinho é que eu aprendo muito e faço as coisas do jeito que eu quero. Não tem um passo a passo, eu simplesmente vejo, quero fazer, vou lá e faço. Eu sei que rola um leve impulso descontrolado, mas assim mesmo eu sinto que me conecto com outras...

Olá Reader São 8h da noite de segunda, e eu desisti de encontrar um assunto para colocar aqui na news que fosse bom, profundo, útil, relevante, interessante e que vendesse algo, falasse do meu trabalho e de como eu posso te ajudar. Óbvio que perguntei pro ChatGPT e ele me deu umas ideias – bem ruinzinhas, por sinal… Eu não sei você, mas às vezes eu acho o chat meio preguiçoso, não quer pensar, quer fazer meio de qualquer jeito. Parece a gente! Eu, hein. Também busquei inspiração nos e-mails...

Olá Reader Quando eu converso com as pessoas e explico como funciona meu trabalho eu gosto de dizer que ele é muito parecido com a organização da Marie Kondo. Para quem não conhece, Marie Kondo é uma especialista japonesa em organização, conhecida mundialmente pelo método KonMari. Seu estilo é minimalista e intencional: ela ensina que devemos manter apenas aquilo que realmente nos “traz alegria” e descartar o excesso. A proposta dela vai além de arrumar a casa, porque ela traz para o processo...