💌Fim de mês, fim de pressa: um convite para reconhecer o que importa.


Olá Reader

Fim de mês sempre me dá essa necessidade de recapitular, olhar um pouco para trás e entender se os passos dados foram alinhados com meu projeto maior: minha vida.

Em março, contei aqui um pouco sobre meus resultados fora do Instagram. E acho que este mês merece uma visão mais macro.

Abril parece que começou ontem… e já termina amanhã. 🫨

Sempre que tenho a sensação de que “o tempo está voando”, sei que estou me esticando além da conta. O Slow me lembra de desacelerar e buscar o equilíbrio, mesmo quando, algumas vezes, parece impossível.

Comecei o mês voltando de uma viagem, para uma semana de preparativos da festa de aniversário surpresa do meu marido, para o feriado longo de Páscoa, que emendou em uma feira da área de comércio exterior (onde participo de eventos de clientes) e a gravação de uma entrevista de um podcast em outra cidade (que amei fazer, mas foi o dia todo). Tudo isso somado à rotina de atendimentos, filhos, aulas de música e banho no cachorro.

Quando leio tudo isso, sinto “vergonha de reclamar”, afinal, isso é uma vida linda acontecendo.🫣

Só que, ao mesmo tempo, percebo o quanto a velocidade não me deixa apreciar os momentos importantes, quando eles vêm todos ao mesmo tempo.

O que me leva a pensar sobre nossa busca incessante por marcos e acontecimentos importantes na nossa vida e no nosso negócio o tempo todo.

Não sei ao certo se é uma questão psicológica, geracional ou de crise de idade… mas o que sim sei é que esse sentimento tem sido ampliado exponencialmente pela facilidade que temos hoje de saber da vida dos outros, nas redes sociais.

É esse sentimento de que, se não tem alguma coisa grande, espetacular e disruptiva acontecendo na nossa vida e no nosso negócio, a gente está perdendo tudo — tempo, dinheiro, saúde, memórias, energia, experiências.

News Flash: somos seres finitos. Vamos acabar, e a pressa não resolve nada — ela aumenta nosso sentimento de perda porque não nos damos o tempo para desfrutar.

Para mim, existe um limite do quanto a gente pode produzir e criar com alegria, com gratidão, com um ritmo que nos gera felicidade e não ansiedade.

E já faz tempo que eu sei que meu ritmo não pode ser esse.

Você sabe qual é o seu ritmo?

Muita gente acha que encontrar o próprio ritmo significa fazer menos. Eu não acho que é só isso.

Para mim, passa mais por fazer escolhas alinhadas, no tempo certo, respeitando quem somos e o que queremos construir.

Para começar a se entender, pergunte-se:

Em qual velocidade eu ainda consigo fazer e criar com alegria e vontade?

Eu, por exemplo, sei que não posso me comprometer com a criação de vários conteúdos por semana. Por isso, as redes ficaram fora do meu escopo de alegria e vontade. Também sei que não posso me comprometer com muitos eventos presenciais porque o trânsito e a carga mental me drenam.

Outra pergunta que me faço é:

Quantos projetos, clientes ou atividades (comerciais e pessoais) realmente sustentam o estilo de vida que quero ter?

Um lembrete importante aqui é entender que a vida e o negócio autoral não andam só de mãos dadas — eles andam abraçados e entrelaçados, como uma coisa só. Tudo impacta o todo, e é nosso papel saber nossos limites.

E, mesmo quando você souber as respostas para essas perguntas e prestar atenção nas suas escolhas, haverá momentos onde esse equilíbrio será temporariamente perdido, como foi meu mês de abril por aqui. E será seu papel retomar o equilíbrio sem julgamentos.

E era aqui que eu queria chegar…

Uma vida e um negócio autoral também se constroem em cima dos nossos marcos silenciosos.

Os momentos em que você toma uma decisão difícil e sente que algo se encaixou.

Quando consegue manter sua rotina e desfrutar dela — você com você mesma e seu café.

Ou ainda quando, sem alarde, você vibra com uma frase espontânea de uma cliente que amou trabalhar com você.

Esses marcos são silenciosos e muito importantes. Eles não fazem barulho, mas nos dão serenidade, satisfação e, principalmente, alegria para continuar criando e nos desenvolvendo.

Então quero te convidar a aproveitar essa pausa de fim de mês para reconhecer seus próprios marcos silenciosos.

E, se sentir vontade, compartilhar comigo um pouco da sua experiência.

A pesquisa para entender como nós, empreendedores solo, estamos construindo nossos negócios fora das redes sociais continua aberta para novas respostas.

Responder leva poucos minutos, e sua participação será muito importantes para traçar novos caminhos — mais leves, mais conscientes e mais verdadeiros.

Para responder, é só clicar aqui.

Vou adorar saber mais sobre a sua jornada.

E se você já respondeu, quero te agradecer pela oportunidade de saber que não estou sozinha na minha jornada fora das redes!

Empreenda Leve🍃

Ana Fragoso.


No Podcast

EP.23 | ST Entrevista: Jackeline Leal → O Caminho de um Negócio Autoral Autêntico e Bem Sucedido

O assunto dessa News me lembrou desse bate papo maravilhoso que tive com a terapeuta e mentora de mulheres Jackeline Leal, que nos contou sobre suas descobertas, desafios e marcos de seu negócio "Questionar para Transformar". Vem ouvir!

Quer que eu fale sobre um tema específico?

Envie sua sugestão aqui!


O que você achou da News de hoje?

Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:

Consultoria Nexo Digital – Uma consultoria onde analiso sua presença digital, identifico os pontos de desconexão e crio uma caminho estratégico para seus ativos digitais.

Mentoria Negócio Inteligente, onde eu pego na sua mão, durante 2 meses e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.

Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.

E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.

Agende um Bate Papo

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader Eu lembro direitinho, como se fosse hoje, o dia que eu percebi que criar conteúdo para as redes era “Cilada, Bino!” Eu estava pesquisando sobre propriedade intelectual, liderança de pensamento e achei uma estatística sobre o tempo de vida de um post…👀 Clique na Imagem para ver o estudo Breve contextualização: Esses números são uma métrica sobre a duração de vida das postagens. O número representa a meia-vida média do post ou seja, o tempo que leva para uma postagem receber metade...

Oi Reader. Uma coisa que eu aprendi há muitos anos é que no empreendedorismo solo, movimento gera movimento. Na prática, isso significa que toda vez que você toma uma decisão e realiza algo, esse movimento vai gerar alguma coisa. Às vezes, a gente não sabe exatamente o que vai ser gerado ali, mas o que a gente pode ter certeza é que vai acontecer alguma coisa. No começo do ano, sem saber exatamente o que ia rolar, eu tomei uma decisão que, para muita gente, ainda parece impensável: parar de...

Ana Fragoso Slow Marketing Empreenda Leve

Olá Reader Neste sábado, participei de uma imersão sobre LinkedIn com a querida Ticyana Arnaud, mentora de carreira e estrategista de posicionamento profissional. Sigam ela. Uma mulher maravilhosa! Foi uma manhã incrível, rica em trocas e insights, em que pude, mais uma vez, pausar e olhar com intenção para a minha mensagem, meu marketing e meu negócio — algo que amo fazer. Mas, como sempre, no meio das várias perguntas de clareza, tinha essa aqui: “Que problema o seu produto resolve?” E vou...