💌 IA não resolve o que você ainda não conseguiu nomear


Olá Reader

Em tempos de inteligência artificial, tenho percebido algo que está se tornando cada vez mais evidente: o quanto ter clareza virou uma grande vantagem competitiva.

Toda vez que uma nova tecnologia chega com a promessa de poupar tempo, a gente acredita.
Mas, quase sempre, acontece o contrário.

A máquina de lavar prometia reduzir o tempo gasto lavando roupa — e o que fizemos? Começamos a lavar nossas roupas com mais frequência, aumentando o volume de trabalho.🫣
Agora, com a inteligência artificial, percebo o mesmo movimento: uma ferramenta vendida como atalho de produtividade… mas que está nos fazendo produzir mais, responder mais, criar mais e mergulhar ainda mais fundo no nosso aprendizado.

A IA potencializa exponencialmente o que podemos aprender e criar — e ainda nem temos noção da verdadeira dimensão dessa capacidade.
E é exatamente por isso que ter clareza se tornou uma vantagem real.

Muita gente já está utilizando a inteligência artificial diariamente (me incluo aqui) e, a cada dia, vai ficando mais evidente o quanto é necessário saber o que pedir.

E não, não estou falando de saber “prompts”, tá.

Prompts são modelos de comando — apenas uma forma de estruturar o pedido.
Só que antes do pedido, vem a clareza: sobre o que você quer dizer, com quem está falando e onde quer chegar com aquilo.

Pensando nisso, acredito que o nosso foco precisa mudar: menos tempo tentando acompanhar todas as novidades da inteligência artificial e mais tempo investindo em clareza — para que cada conteúdo criado, cada e-mail enviado, cada ideia compartilhada… faça sentido de verdade.

É essa clareza que economiza energia, tempo e frustração na hora de criar conteúdo.
É ela que torna sua comunicação mais leve, sua presença mais estratégica e suas escolhas mais conscientes.

Por isso decidi abrir uma nova edição do Workshop O Jeito Slow de Nichar, que acontece no dia 05/06.

Será um encontro ao vivo, prático e direto ao ponto, onde vamos trabalhar o nicho não como um avatar ou persona — mas como o seu lugar no mercado e quais pessoas mais se beneficiam do que você faz. Tudo para que você tenha mais clareza.

Será também uma excelente oportunidade para organizar o que você já sabe, dar forma ao que quer dizer e transformar tudo isso em uma comunicação que realmente se conecta com as pessoas certas — e que, inclusive, você consiga traduzir com clareza até para o ChatGPT.

Vamos juntas? Te espero lá.

Ana Fragoso.


✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader Autonomia é a palavra que me guia em tantas frentes na minha vida e no meu negócio. Quanto é possível fazer eu mesma e quanto eu realmente preciso de ajuda? Eu sou muito “faça você mesma” e isso tem o lado gostosinho e o lado chatinho. O gostosinho é que eu aprendo muito e faço as coisas do jeito que eu quero. Não tem um passo a passo, eu simplesmente vejo, quero fazer, vou lá e faço. Eu sei que rola um leve impulso descontrolado, mas assim mesmo eu sinto que me conecto com outras...

Olá Reader São 8h da noite de segunda, e eu desisti de encontrar um assunto para colocar aqui na news que fosse bom, profundo, útil, relevante, interessante e que vendesse algo, falasse do meu trabalho e de como eu posso te ajudar. Óbvio que perguntei pro ChatGPT e ele me deu umas ideias – bem ruinzinhas, por sinal… Eu não sei você, mas às vezes eu acho o chat meio preguiçoso, não quer pensar, quer fazer meio de qualquer jeito. Parece a gente! Eu, hein. Também busquei inspiração nos e-mails...

Olá Reader Quando eu converso com as pessoas e explico como funciona meu trabalho eu gosto de dizer que ele é muito parecido com a organização da Marie Kondo. Para quem não conhece, Marie Kondo é uma especialista japonesa em organização, conhecida mundialmente pelo método KonMari. Seu estilo é minimalista e intencional: ela ensina que devemos manter apenas aquilo que realmente nos “traz alegria” e descartar o excesso. A proposta dela vai além de arrumar a casa, porque ela traz para o processo...