Rasuras e letras ilegíveis à parte, aqui eu estava tentando mostrar para mim mesma o que era importante comunicar quando temos um negócio autoral. E ficou evidente que a resposta é: a partezinha.
A partezinha é o que representa o essencial: aquilo que precisa ser dito para que as pessoas certas cheguem até você.
O problema é achar que, de alguma forma, precisamos falar e oferecer tudo o que a gente sabe para muitas pessoas, pois assim as chances de alguém gostar e comprar são maiores.
Mas não.
No negócio autoral é preciso mostrar só a parte que interessa para as pessoas com quem você quer trabalhar.
Ou seja a partezinha é igual a: entender e explicar quem você quer ajudar com um conhecimento específico.
Joguei meu manuscrito na IA e ela organizou lindamente. Veja essa definição:
“A partezinha” é a interseção entre:
- Quem você é + o que você sabe/faz (vida, tempo, conhecimento, experiência)
- Quem você pode e quer ajudar (potenciais clientes e suas realidades)
Essa partezinha representa:
- O ponto de conexão mais forte e real entre você e as pessoas certas
- O espaço onde mora a potência do seu negócio autoral
- O filtro natural da comunicação (o que você comunica deve ser só essa partezinha)
“Negócio autoral = comunicar sua partezinha”
Pois bem.
Ao enxergar a partezinha como a potência da minha comunicação, continuei a investigação me perguntando: Porque é tão difícil comunicar a partezinha?
Para responder essa pergunta, eu poderia facilmente começar a falar sobre o mercado do marketing, sobre todos os condicionamentos a que somos submetidos diariamente, que nos levam a limitar nossa comunicação... aquilo tudo que você sabe que eu sei, e que todo mundo sabe.
Massss, eu quero dizer que a dificuldade não vem daí.
É difícil comunicar a partezinha por 2 motivos:
Motivo Nr 1: Ninguém dá bola para ela…
Enxergar a partezinha precisa de uma coisa que a gente tem muita dificuldade em fazer: parar para olhar para ela com intenção.
Eu sei que muitas vezes parece mais fácil comunicar tudo e “ver no que dá” - o famoso Postar e Rezar.
Mas na minha experiência, cada hora de atenção colocada na partezinha economiza umas 10 horas de pensar em como falar e escrever sobre o que você faz.
Parece uma besteira, mas eu vejo o quanto a qualidade da minha comunicação dá um salto, toda vez que eu paro para colocar minha atenção na partezinha. 👀
Motivo Nr 2: A partezinha é um armário bagunçado, cheio de coisas, que precisa ser organizado para então se transformar em comunicação
Organizar o que tem lá dentro da partezinha é o que vai transformar o que você comunica em um filtro e consequentemente trazer para a porta do seu negócio as pessoas mais incríveis para trabalhar com você.
Só que é super difícil organizar tudo sozinha porque lá dentro tem muita coisa: seu ponto de vista, suas habilidades e limitações, os assuntos que te movem e os que te deixam p. da vida, as pessoas com quem você tem mais afinidade e as que você tem pavor de trabalhar, as pessoas que você conhece e que te inspiram, o estilo de vida que você tem e o que quer ter.
São nuances, escolhas e experiências pessoais que no final fazem com que seu negócio seja autoral, uma extensão de você e completamente diferente dos outros.
É a partezinha que vai nos diferenciar e mostrar qual o nosso lugar no mercado. Amo!
E sabe uma coisa?
Depois de escrever esse manuscrito de 4 páginas eu enxerguei que a minha partezinha é te ajudar a parar para olhar e a organizar a sua. 🫂
Então, se você sente que tem uma partezinha aí, pronta para ser traduzida, organizada e colocada para fora, a agenda da mentoria, e da consultoria com acompanhamento está aberta.
É só marcar seu bate papo!