💌 Lições da Torre de Pisa para o Empreendedorismo Solo


Olá Reader

Agora que eu voltei da Itália, tem um tanto de ficha caindo… eu vou usar o que vi lá para conversar com você sobre negócios, empreendedorismo solo e marketing.🤗

Estive em Pisa, pra ver a torre mesmo.

Cheguei lá e vi que não era só a torre.

Era um complexo com uma super basílica maravilhosa e um batistério, mais lindo ainda do que própria torre, chamado de Piazza del Duomo.

A Torre é o campanário do complexo, então lá em cima tem 7 sinos que tocam em horários específicos.

A Torre é MUITO torta.. mesmo.

Tanto que, quando você entra, seu eixo gravitacional muda e você literalmente tromba nas paredes quando está andando.

Ao mesmo tempo ela é muito perfeita: cheia de detalhes, história e tradição.

Diz a história que a torre começou a entortar durante a construção do terceiro andar - são 7 - devido a uma fundação mal construída, e por várias vezes, por motivos de guerra e falta de dinheiro, a construção parou.

Ela demorou 177 anos para ser finalizada.

Na retomada da construção, quando ela já estava bem inclinada, os engenheiros quiseram compensar a inclinação e fizeram os andares seguintes com um lado mais alto do que o outro.

Isso fez com que a torre também ficasse um pouco inclinada para o outro lado.

Ela teve várias outras intervenções para não cair, hoje está estabilizada e se transformou em um ponto turístico de beleza e importância universal.

Ver a torre e entender seu processo de construção me fez pensar o quanto nossos negócios autorais são assim também: tortos, mas lindos!

Por que o negócio autoral também depende de uma fundação, que muitas vezes não está pronta e por isso no começo da construção não é tão forte.

A construção às vezes pára, porque nossas vidas acontecem e o dinheiro fica curto…

Quando retomamos, estamos mais experientes e compensamos nossa estratégia de iniciantes, por outras melhores e isso faz nosso negócio se endireitar.

Eu acredito que o negócio autoral é uma construção sem fim, que com certeza pode durar uma vida!

Mas ao mesmo tempo ele cumpre seu papel no mundo: segurar esse espaço de aprendizado, de inspiração para os outros.

Ele nunca vai ser perfeito, mas ele será sempre um marco para lembrar ao mundo que estivemos aqui e que fizemos o nosso melhor.

Por isso, quando você olhar para a sua “obra” e só enxergar como ela está “torta”, lembre-se da Torre de Pisa, que faz milhões para a Itália, justamente por ser assim.

Me conte: Como essa analogia chega por aí?

Empreenda Leve

Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:

Consultoria Intensiva, onde eu olho todo o seu negócio e crio uma estratégia de slow marketing para ele e entrego um sumário executivo para você entrar em ação.

Mentoria Individual, onde eu pego na sua mão, durante 1 mês e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.

Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.

E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.

Agende um Bate Papo

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader No caminho de crescimento de um negócio autoral, existe um momento que algo se encaixa por dentro. É quando você começa a enxergar com mais clareza o lugar que ocupa e percebe que seu ponto de vista não é mais uma ideia solta: é o que orienta as decisões, as ofertas e a forma como o negócio existe no mundo. Na minha experiência fora das redes ficou cada vez mais claro que a sobrevivência e o crescimento dos negócios autorais, dependerão da capacidade de criar modelos de negócio...

Olá Reader Esses dias li um artigo: What Business Model Are You Running? ou tradução livre "Qual modelo de negócio você tem?" E, para a surpresa de zero pessoas que têm um negócio autoral, era mais um texto listando modelos de negócio com o objetivo de “ajudar” você a se encaixar em algum deles. Mais uma vez me senti pouco representada e percebi o quanto ainda faltam referências para negócios autorais de uma pessoa só.Pensei: está aí mais uma oportunidade de criar algo que ajude outras...

Olá Reader Nas últimas semanas, tenho acompanhado muitos profissionais da área de bem-estar, artes e práticas corporais no Programa Autonomia Digital. Apesar de terem práticas diferentes para oferecer aos clientes, todos têm um propósito em comum: ajudar as pessoas a se reconectarem com o corpo, com o tempo e com o que é essencial para elas. No andamento das aulas, começaram a aparecer as dúvidas sobre como se diferenciar, porque, ao ouvir o outro, todos começaram a sentir que, de certa...