💌 Lições da Torre de Pisa para o Empreendedorismo Solo


Olá Reader

Agora que eu voltei da Itália, tem um tanto de ficha caindo… eu vou usar o que vi lá para conversar com você sobre negócios, empreendedorismo solo e marketing.🤗

Estive em Pisa, pra ver a torre mesmo.

Cheguei lá e vi que não era só a torre.

Era um complexo com uma super basílica maravilhosa e um batistério, mais lindo ainda do que própria torre, chamado de Piazza del Duomo.

A Torre é o campanário do complexo, então lá em cima tem 7 sinos que tocam em horários específicos.

A Torre é MUITO torta.. mesmo.

Tanto que, quando você entra, seu eixo gravitacional muda e você literalmente tromba nas paredes quando está andando.

Ao mesmo tempo ela é muito perfeita: cheia de detalhes, história e tradição.

Diz a história que a torre começou a entortar durante a construção do terceiro andar - são 7 - devido a uma fundação mal construída, e por várias vezes, por motivos de guerra e falta de dinheiro, a construção parou.

Ela demorou 177 anos para ser finalizada.

Na retomada da construção, quando ela já estava bem inclinada, os engenheiros quiseram compensar a inclinação e fizeram os andares seguintes com um lado mais alto do que o outro.

Isso fez com que a torre também ficasse um pouco inclinada para o outro lado.

Ela teve várias outras intervenções para não cair, hoje está estabilizada e se transformou em um ponto turístico de beleza e importância universal.

Ver a torre e entender seu processo de construção me fez pensar o quanto nossos negócios autorais são assim também: tortos, mas lindos!

Por que o negócio autoral também depende de uma fundação, que muitas vezes não está pronta e por isso no começo da construção não é tão forte.

A construção às vezes pára, porque nossas vidas acontecem e o dinheiro fica curto…

Quando retomamos, estamos mais experientes e compensamos nossa estratégia de iniciantes, por outras melhores e isso faz nosso negócio se endireitar.

Eu acredito que o negócio autoral é uma construção sem fim, que com certeza pode durar uma vida!

Mas ao mesmo tempo ele cumpre seu papel no mundo: segurar esse espaço de aprendizado, de inspiração para os outros.

Ele nunca vai ser perfeito, mas ele será sempre um marco para lembrar ao mundo que estivemos aqui e que fizemos o nosso melhor.

Por isso, quando você olhar para a sua “obra” e só enxergar como ela está “torta”, lembre-se da Torre de Pisa, que faz milhões para a Itália, justamente por ser assim.

Me conte: Como essa analogia chega por aí?

Empreenda Leve

Quando você se sentir pronto(a), posso te ajudar de 3 formas:

Consultoria Intensiva, onde eu olho todo o seu negócio e crio uma estratégia de slow marketing para ele e entrego um sumário executivo para você entrar em ação.

Mentoria Individual, onde eu pego na sua mão, durante 1 mês e organizo todo seu negócio e seu marketing junto com você.

Curso Elevando Ideias, para você dar seus primeiros passos na estratégia de Liderança de Pensamento e já sair aplicando no seu negócio.

E como sempre, estou sempre disponível para conversar. É só marcar.

Agende um Bate Papo

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃
Ana Fragoso Slow Marketing Empreenda Leve

Olá Reader Neste sábado, participei de uma imersão sobre LinkedIn com a querida Ticyana Arnaud, mentora de carreira e estrategista de posicionamento profissional. Sigam ela. Uma mulher maravilhosa! Foi uma manhã incrível, rica em trocas e insights, em que pude, mais uma vez, pausar e olhar com intenção para a minha mensagem, meu marketing e meu negócio — algo que amo fazer. Mas, como sempre, no meio das várias perguntas de clareza, tinha essa aqui: “Que problema o seu produto resolve?” E vou...

Olá Reader Quem já trabalhou comigo sabe que quando se trata de marketing, eu acredito que nosso diferencial está na capacidade de comunicar a nossa mensagem com profundidade. Estamos rodeados de mensagens rasas e rápidas, e por isso enxerguei o quanto o slow e o profundo são uma super vantagem competitiva para as profissionais que trabalham com o despertar da consciência humana (em qualquer que seja seu formato). Mentoras, coachs, facilitadoras, professoras, terapeutas, pesquisadoras… foi...

Olá Reader Desde janeiro, todo começo de mês, estou coletando algumas métricas básicas dos meus pontos de contato. Tenho uma planilha simples, onde cada aba representa um canal do meu ecossistema. No dia 1º, anoto as métricas mais relevantes para acompanhar mês a mês. Monitoro a newsletter, o podcast, o site e o LinkedIn. Comecei esse hábito no começo do ano porque já estava previsto que sairia do Instagram, e queria ter uma foto do antes e depois. E continuo por dois motivos: o primeiro é...