💌 O que realmente sustenta um negócio autoral fora das redes


Olá Reader

No caminho de crescimento de um negócio autoral, existe um momento que algo se encaixa por dentro. É quando você começa a enxergar com mais clareza o lugar que ocupa e percebe que seu ponto de vista não é mais uma ideia solta: é o que orienta as decisões, as ofertas e a forma como o negócio existe no mundo.

Na minha experiência fora das redes ficou cada vez mais claro que a sobrevivência e o crescimento dos negócios autorais, dependerão da capacidade de criar modelos de negócio independentes dos algoritmos, baseado em estruturas próprias. E, na raiz dessas estruturas, está sempre o ponto de vista do dono do negócio

Hoje, meu ponto de vista está mais claro e firme do que nunca. E como consequência, meu negócio começou a refletir o que quero fazer, entregar e comunicar.

Por mais que o algoritmo mude, o engajamento oscile, as plataformas recriem as regras do jogo, o que se mantém e sustenta minhas decisões de negócio é o meu ponto de vista. Ele é a única parte do meu negócio que não depende do ambiente externo para existir. A única peça que não balança dentro dessa construção.

Quando percebi isso, a decisão de deixar as redes como canal principal parou de ser um risco e se transformou em um passo natural. Afinal, não fazia mais sentido continuar colocando esforços tão valiosos em um lugar que não valorizava isso.

A partir daí, reestruturei meus serviços com foco no marketing fora das redes, passei a investir na newsletter, no podcast, no site e em espaços onde a profundidade é bem vinda.

Abandonei ações, formatos e ofertas que iam contra essa visão e comecei o trabalho de ajustar minha comunicação para que ela refletisse a clareza que eu já tinha, mas ainda não tinha coragem de sustentar publicamente.

Essa mudança só foi possível porque o ponto de vista deixou de ser uma ideia e se tornou um critério. Essa decisão fez nascer a minha autonomia digital, me ajudando a definir o que fica e o que sai quando tudo ao redor perdeu o sentido.

E é essa a nova base que deu origem à Mentoria para Negócios Autorais, um trabalho inédito que abre as portas em 2026.

Uma mentoria criada para empreendedoras solo que precisam reconstruir o negócio para a era pós-redes.

Um processo que organiza o ponto de vista como a base de tudo, transforma expertise em estrutura e consolida um ecossistema digital próprio, estável e independente de algoritmos.

A mentoria foi desenhada para quem chegou ao limite do modelo tradicional e sabe que precisa de um negócio que exista além das redes.

Se fizer sentido para você, as conversas estratégicas para iniciar o processo em 2026 já estão sendo agendadas.

Espero você!

Ana Fragoso

📬Se você gostou deste email você pode:
🔁 Compartilhar com alguém que vai se inspirar também.
📚 Ler as edições anteriores
✉️ Se recebeu este email de alguém, assine aqui para receber direto na sua caixa de entrada


O que você achou da News de hoje?

Muito boa | Boa | Mais ou Menos | Ruim | Muito Ruim

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader Este final de semana eu tive a honra de dar uma palestra em um evento cheio de mulheres pesquisadoras, sociólogas, antropólogas e profissionais em cargos de liderança, encabeçando projetos de pesquisa de comportamento e afins. Fui a convite da minha querida cliente Carmencita Job, que é cientista social e antropóloga, especialista em Research & Business, fundadora da [Ox]igênio e do Podcast Desbravadoras. No evento, tive a oportunidade de falar sobre meu objeto de pesquisa atual:...

Olá Reader Na semana passada, falei sobre a mudança de cenário que estamos vivendo e sobre como confiança, clareza e presença humana de verdade começaram a ser critérios imprescindíveis para negócios autorais. Hoje, quero avançar um pouco mais nesse assunto e olhar para um ponto menos visível, mas muito importante para quem está tentando se organizar fora das redes. Durante muito tempo, eu tratei as redes sociais como meu principal canal de divulgação. Minha principal preocupação era saber se...

Olá Reader Esses dias li um artigo: What Business Model Are You Running? ou tradução livre "Qual modelo de negócio você tem?" E, para a surpresa de zero pessoas que têm um negócio autoral, era mais um texto listando modelos de negócio com o objetivo de “ajudar” você a se encaixar em algum deles. Mais uma vez me senti pouco representada e percebi o quanto ainda faltam referências para negócios autorais de uma pessoa só.Pensei: está aí mais uma oportunidade de criar algo que ajude outras...