💌 O que realmente sustenta um negócio autoral fora das redes


Olá Reader

No caminho de crescimento de um negócio autoral, existe um momento que algo se encaixa por dentro. É quando você começa a enxergar com mais clareza o lugar que ocupa e percebe que seu ponto de vista não é mais uma ideia solta: é o que orienta as decisões, as ofertas e a forma como o negócio existe no mundo.

Na minha experiência fora das redes ficou cada vez mais claro que a sobrevivência e o crescimento dos negócios autorais, dependerão da capacidade de criar modelos de negócio independentes dos algoritmos, baseado em estruturas próprias. E, na raiz dessas estruturas, está sempre o ponto de vista do dono do negócio

Hoje, meu ponto de vista está mais claro e firme do que nunca. E como consequência, meu negócio começou a refletir o que quero fazer, entregar e comunicar.

Por mais que o algoritmo mude, o engajamento oscile, as plataformas recriem as regras do jogo, o que se mantém e sustenta minhas decisões de negócio é o meu ponto de vista. Ele é a única parte do meu negócio que não depende do ambiente externo para existir. A única peça que não balança dentro dessa construção.

Quando percebi isso, a decisão de deixar as redes como canal principal parou de ser um risco e se transformou em um passo natural. Afinal, não fazia mais sentido continuar colocando esforços tão valiosos em um lugar que não valorizava isso.

A partir daí, reestruturei meus serviços com foco no marketing fora das redes, passei a investir na newsletter, no podcast, no site e em espaços onde a profundidade é bem vinda.

Abandonei ações, formatos e ofertas que iam contra essa visão e comecei o trabalho de ajustar minha comunicação para que ela refletisse a clareza que eu já tinha, mas ainda não tinha coragem de sustentar publicamente.

Essa mudança só foi possível porque o ponto de vista deixou de ser uma ideia e se tornou um critério. Essa decisão fez nascer a minha autonomia digital, me ajudando a definir o que fica e o que sai quando tudo ao redor perdeu o sentido.

E é essa a nova base que deu origem à Mentoria para Negócios Autorais, um trabalho inédito que abre as portas em 2026.

Uma mentoria criada para empreendedoras solo que precisam reconstruir o negócio para a era pós-redes.

Um processo que organiza o ponto de vista como a base de tudo, transforma expertise em estrutura e consolida um ecossistema digital próprio, estável e independente de algoritmos.

A mentoria foi desenhada para quem chegou ao limite do modelo tradicional e sabe que precisa de um negócio que exista além das redes.

Se fizer sentido para você, as conversas estratégicas para iniciar o processo em 2026 já estão sendo agendadas.

Espero você!

Ana Fragoso

📬Se você gostou deste email você pode:
🔁 Compartilhar com alguém que vai se inspirar também.
📚 Ler as edições anteriores
✉️ Se recebeu este email de alguém, assine aqui para receber direto na sua caixa de entrada


O que você achou da News de hoje?

Muito boa | Boa | Mais ou Menos | Ruim | Muito Ruim

✨ Onde você me encontra ✨

Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter.
Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)

DESCADASTRAR

Octavio Vidal de Azevedo 155, São Paulo, SP 05745210
Unsubscribe · Preferences

Newsletter Empreenda Leve🍃

Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.

Read more from Newsletter Empreenda Leve🍃

Olá Reader Esses dias li um artigo: What Business Model Are You Running? ou tradução livre "Qual modelo de negócio você tem?" E, para a surpresa de zero pessoas que têm um negócio autoral, era mais um texto listando modelos de negócio com o objetivo de “ajudar” você a se encaixar em algum deles. Mais uma vez me senti pouco representada e percebi o quanto ainda faltam referências para negócios autorais de uma pessoa só.Pensei: está aí mais uma oportunidade de criar algo que ajude outras...

Olá Reader Nas últimas semanas, tenho acompanhado muitos profissionais da área de bem-estar, artes e práticas corporais no Programa Autonomia Digital. Apesar de terem práticas diferentes para oferecer aos clientes, todos têm um propósito em comum: ajudar as pessoas a se reconectarem com o corpo, com o tempo e com o que é essencial para elas. No andamento das aulas, começaram a aparecer as dúvidas sobre como se diferenciar, porque, ao ouvir o outro, todos começaram a sentir que, de certa...

Olá Reader A vida de empreendedora solo é uma eterna sucessão de pequenas e grandes decisões. Do modelo de negócio ao título da newsletter, tudo passa pela mesa (e pela cabeça) da dona. É um trabalho sem fim, que muitas vezes começa sem a gente ter nem ideia de como vai terminar, e viver assim é cansativo. Sei que é por isso que tantos negócios autorais têm pouca estrutura, sistemas internos, ou serviços bem desenhados. Como faz para fazer tudo sozinha? A gente sabe muito bem a resposta: não...