Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.
Share
💌 Por que eu troquei o Instagram pelo Microfone
Published 7 days ago • 3 min read
Olá Reader
Eu lembro direitinho, como se fosse hoje, o dia que eu percebi que criar conteúdo para as redes era “Cilada, Bino!”
Eu estava pesquisando sobre propriedade intelectual, liderança de pensamento e achei uma estatística sobre o tempo de vida de um post…👀
Clique na Imagem para ver o estudo
Breve contextualização: Esses números são uma métrica sobre a duração de vida das postagens. O número representa a meia-vida média do post ou seja, o tempo que leva para uma postagem receber metade do seu engajamento total (como curtidas, compartilhamentos e comentários).
Então, quando vi 1.185 minutos ou 19.75h no Instagram, entendi naquele momento, que eu tinha perdido a batalha dos algoritmos. Por mais criativa, incrível e ajudada que eu fosse, a rede não deixaria meu post viver mais do que 20h.
Essa informação arrebentou com toda a minha estratégia e ao mergulhar fundo na “dor” enxerguei a lógica que mudou completamente minha forma de encarar a criação de conteúdo.
A lógica é: Se nossos conteúdos podem ser efêmeros ou perenes, e quem determina isso é a plataforma onde publicamos, e quem escolhe a plataforma somos nós, então, somos nós que decidimos se nossos conteúdos serão efêmeros ou perenes.
A conclusão que eu cheguei foi que não faz sentido, como empreendedora solo com um negócio autoral, investir meu tempo, criatividade e energia na criação de conteúdos profundos em plataformas efêmeras. Vale mais a pena usar esse mesmo tempo, energia e criatividade na criação de conteúdos profundos, mas para plataformas que valorizam meu conteúdo ao longo do tempo, preservando o contexto e permitindo que minha mensagem continue viva, mesmo quando eu não estiver online.
Depois dessa virada de chave, simplesmente abandonei minha estratégia no Instagram e comecei o processo de construção de uma nova estratégia fora das redes.
Por que estou te contando isso?
Porque esse foi o momento onde eu precisei escolher as novas plataformas que ia postar meus conteúdos. Foi quando decidi ter a newsletter semanal, o blog com artigos e ensaios otimizados para SEO e o podcast.
E é sobre o podcast que eu quero falar.
Depois de perceber que precisava construir uma presença digital fora das redes, escolhi com intenção quais seriam os canais que sustentariam essa presença. E um deles foi o podcast.
Só que quando comecei a colocar meu plano em ação, me deparei com muitas exigências descabeladas: microfones caríssimos, vídeos em HD, identidade sonora cinematográfica, episódios semanais com edição profissional, uma superprodução de estúdio.
Teimosa que sou, fui em busca do que seria o melhor podcast que eu poderia ter, dentro da minha realidade e capacidade. Montei um processo simples e enxuto, apostando na máxima "menos é mais" e comecei a gravar. E desde então venho aprimorando esse processo.
Pra quem tem um negócio autoral, um podcast pode ser um espaço de expressão real, mas sem complicação, sem pressa e sem depender de performance.
Hoje estou aqui para te contar que no dia 07 de agosto vou conduzir um workshop prático e direto ao ponto chamado O Lado Simples do Podcast.
Uma aula pra te mostrar que, com um mínimo de estrutura e intenção clara, você já tem tudo que precisa pra começar um podcast que honra o que você faz.
Se você está em busca de uma forma mais livre e duradoura de se comunicar, esse pode ser o próximo passo na sua estratégia fora das redes. E eu quero te ajudar a dar esse passo.
Porque a sua mensagem merece viver mais do que 20 horas.
📬Se você gostou deste email você pode: 🔁 Compartilhar com alguém que vai se inspirar também. 📚 Ler as edições anteriores ✉️ Se recebeu este email de alguém, assine aqui para receber direto na sua caixa de entrada
Você está recebendo este e-mail porque é um membro confirmado e valioso da minha newsletter. Você pode cancelar a assinatura usando o link abaixo, sem ressentimentos, embora eu espero que você fique :)
Junte-se a 500+ empreendedores solo e inspire-se com insights sobre slow marketing, liderança de pensamento, e estratégias para negócios autorais. Toda terça às 08h08.
Oi Reader. Uma coisa que eu aprendi há muitos anos é que no empreendedorismo solo, movimento gera movimento. Na prática, isso significa que toda vez que você toma uma decisão e realiza algo, esse movimento vai gerar alguma coisa. Às vezes, a gente não sabe exatamente o que vai ser gerado ali, mas o que a gente pode ter certeza é que vai acontecer alguma coisa. No começo do ano, sem saber exatamente o que ia rolar, eu tomei uma decisão que, para muita gente, ainda parece impensável: parar de...
Olá Reader Neste sábado, participei de uma imersão sobre LinkedIn com a querida Ticyana Arnaud, mentora de carreira e estrategista de posicionamento profissional. Sigam ela. Uma mulher maravilhosa! Foi uma manhã incrível, rica em trocas e insights, em que pude, mais uma vez, pausar e olhar com intenção para a minha mensagem, meu marketing e meu negócio — algo que amo fazer. Mas, como sempre, no meio das várias perguntas de clareza, tinha essa aqui: “Que problema o seu produto resolve?” E vou...
Olá Reader Quem já trabalhou comigo sabe que quando se trata de marketing, eu acredito que nosso diferencial está na capacidade de comunicar a nossa mensagem com profundidade. Estamos rodeados de mensagens rasas e rápidas, e por isso enxerguei o quanto o slow e o profundo são uma super vantagem competitiva para as profissionais que trabalham com o despertar da consciência humana (em qualquer que seja seu formato). Mentoras, coachs, facilitadoras, professoras, terapeutas, pesquisadoras… foi...